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O Livro Launch – A origem da Fórmula de Lançamento – Parte 3 – A carta de vendas lateral

Christian Fernandes · 10 de maio de 2015 · 5 Comentários

A origem da Fórmula de Lançamento – Parte 3 – A carta de vendas lateral

fórmula de lançamento - a carta de vendas lateral
Fórmula de lançamento – a carta de vendas lateral

Olá amigos do blog!

No capítulo 3 do livro Launch, o Jeff Walker explica um pouco sobre uma das ferramentas mais importantes da Fórmula de Lançamento, A “Carta de Vendas Lateral”

A Carta de Vendas Tradicional

carta-de-vendas-tradicional
A carta

A “Carta de Vendas” original nasceu nos EUA já faz muito tempo e podem ser gigantes (mais de 10 páginas) e ficam na vertical. Geralmente são escritas por Copywriters profissionais e tem a característica de prender a atenção do cliente e não parecer que se está vendendo algo, essa segunda é uma das mais difíceis de se conseguir pois nosso cérebro reptiliano costuma repelir qualquer tentativa de venda.

Naturalmente essas cartas de vendas foram trazidas para o mundo digital e forma um grande sucesso, ate hoje somos brindados com excelentes cartas como a recém lançada do demolição digital. Além disso essas cartas receberam o reforço dos vídeos tornando-se mais eficientes ainda.

A Carta de Vendas da Fórmula de Lançamento

O Jeff Walker então simplesmente mudou o procedimento dessa carta de vendas. Ao invés de deixá-la na vertical resolveu “laterizar” a mesma. A pergunta deixa de ser quantas páginas e vídeos tem a minha Carta de Vendas e sim por quantos dias eu vou distribuir o conteúdo que é chamado de “Conteúdo de Pré- Lançamento” (Para quem está há algum tempo no marketing digital são os famosos CPLs).

Abaixo temos uma ilustração da carta de vendas lateral.

carta-de-vendas-lateral
Uma ilustração da carta de vendas lateral

 

O Desafio – Dar conteúdo de valor

conteudo-de-qualidade
Qualidade acima de tudo

As cartas de vendas laterais tem, nos seus primeiros conteúdos, o propósito de dar inestimável valor para o cliente, assim ele associará você, seu produto e sua marca a uma sensação agradável criando uma poderosa conexão no cérebro dessa pessoa.

O que vou citar agora é controverso, mas quando vi a primeira carta de vendas lateral do Jeff Walker fiquei surpreso pela quantidade de valor que ele gera nas primeiras duas. Infelizmente 80% das cartas de vendas laterais aqui no brasil focam mais no objetivo de disparar gatilhos mentais do que prover genuíno valor ao cliente.

Uma frase do livro resume o que falo acima:

Muitas pessoas ficam preocupadas sobre o fato de dar muito conteúdo na sequência de pré-lançamento. Elas acham que se derem muita coisa seus prospectos não irão comprar. Na minha experiência isso raramente é um problema, pelo contrário, o maior erro que alguém pode cometer no pré lançamento é não dar um conteúdo de alta qualidade – Jeff Walker

Falando um pouco sobre o livro Launch em si, o Jeff explica a carta de vendas lateral com um estudo de caso bastante interessante no nicho de malabarismo.

Ao dar conteúdo de alta qualidade e genuíno você automaticamente ativa os gatilhos da autoridade e reciprocidade, além disso, a cada “carta” o número de comentários aumentava gerando tanto para o produtor poderosos insights como as objeções de seus prospectos. Objeções essas que devem ser devidamente “matadas” no terceiro vídeo.

Preparando o terreno para a carta de vendas final

O Jeff fala muito sobre a necessidade da qualidade no conteúdo de pré lançamento, mas isso não significa que você não deva falar da sua oferta, e, no final do vídeo 3 você tem que mencionar um pouco da sua oferta e preparar o terreno do seu prospecto para o vídeo de vendas final explicando o que vai acontecer. Isso, nas palavras do Jeff, é crítico e é um dos maiores erros que as pessoas comentem nas cartas de vendas laterais.

A Carta de vendas final

bola-para-dentro
Hora de empurrar a bola para dentro

Se você fez o trabalho de pré lançamento corretamente, a carta de vendas final vai apenas empurrar a bola para dentro. Nela você vai detalhar a sua oferta e colocar todo o risco nas suas costas deixando seu prospecto totalmente confortável em fazer o investimento.

Se fala em oferta porque o que realmente vende é a oferta e não o produto. A oferta tem que mostrar, entre outras coisas, o resultado o seu cliente irá ter e que dores serão resolvidas. 

Conclusão e uma dica

A carta de vendas lateral é uma poderosa ferramenta do Marketing Digital atual, talvez a que tenha feito mais milhões de dólares no menor espaço de tempo.

Então a minha dica (e do Jeff também) é que você utilize a carta de vendas lateral o bem. Não se aproveite do poder dela para colocar um produto ruim no mercado. A carta de vendas lateral pode lhe trazer muitas vendas e fãs, mas o  o seu produto e seus suporte que manterão esse cliente e trarão novos clientes em seus futuros lançamentos.

Clique aqui para conhecer a fórmula de lançamento

Um forte abraço!

Christian

Copywriting, Empreendedorismo, lançamento, Vendas Carta de Vendas, Copywriting, Formula de Lançamento

Reader Interactions

Comentários

  1. Pereira diz

    11 de maio de 2015 em 17:27

    Grande Christian, excelente artigo!

    Mais um grande conteúdo entregue!

    Sucesso!

    Responder
    • Christian Fernandes diz

      11 de maio de 2015 em 17:40

      Valeu Pereira! Sempre bom ter você por aqui!
      Um Abraço!

      Responder
  2. Cláudio Corgozinho diz

    28 de maio de 2016 em 19:13

    Christian, parabéns pelos 3 artigos a respeito do Product Launch Formula.

    Excelente resumo, e fiquei motivado à adquirir o livro.

    Parabéns pelo blog e sucesso nos seus projetos!

    Responder
    • Christian Fernandes diz

      29 de maio de 2016 em 21:21

      Olá Claudio!

      Obrigado pelo elogio :)!
      Adquira o livro, tenho certeza que o seu conhecimento em lançamentos dará um pulo.

      Um Abraço!
      Christian

      Responder
  3. Diego Fernandes diz

    22 de outubro de 2018 em 06:45

    achei legal esta sua postagem

    Responder

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