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Livro Launch, A origem da Fórmula de Lançamento – Parte 2 – A licença para imprimir Dinheiro

Christian Fernandes · 13 de abril de 2015 · 8 Comentários

A origem da Fórmula de Lançamento – Parte 2 – A licença para imprimir Dinheiro

Antes de começar este artigo com o resumo de mais uma capítulo do livro “Launch”, a origem do Fórmula de Lançamento aproveito para perguntar se você leu o primeiro da série. Caso negativo clique aqui e leia.

A Lista – Uma licença para imprimir dinheiro

lista-email-formula-de-lancamento
Você tem uma lista?

Ao ler o capítulo 3 do Jeff Walker me deparei com a seguinte frase.

Eu não tenho previdência privada para meus filhos porque tenho uma lista

O Jeff neste capítulo tem o objetivo de te convencer de uma vez por todas da importância da sua lista de emails, a sua lista é uma “licença para imprimir dinheiro”. É claro que não é simples mas uma vez que você constrói uma lista responsiva e engajada com o que você tem a dar para o mundo basicamente é isso.

Uma lista é como ter um contracheque sob demanda. Então se você quer começar por algo, comece construindo sua lista.

É realmente impressionante a recepção quando você dispara um e-mail seja em vendas, em respostas dos seus assinantes, etc…

Naturalmente você tem que dar algum motivo para as pessoas entrarem na sua lista, e, principalmente, para ficarem engajadas nela.

O Jeff também dedica uma parte a falar de SPAM, mostrando as malefícios de fazê-lo. É impressionante a quantidade de SPAM que recebemos por dia seja no e-mail ou nos grupos das redes sociais. Uma perda de tempo absurda!

A lista é “a” estratégia

lista-de-email-estrategia
Construir uma lista de emails é a estratégia no seu negócio digital

O Jeff continua o capítulo vendendo para você a estratégia de construir uma lista. Mas agora trazendo um componente muito importante da lista chamado relacionamento.

A caixa de email de uma pessoa á algo muito pessoal então quando você vai invadi-la com conteúdo se espera que o conteúdo seja útil para o desenvolvimento da mesma, lembre-se quando uma pessoa assina a sua lista ela geralmente está atrás de resolver algum problema e, ao mandar o seu e-mail, você tem de garantir que está provendo alguma informação afim de resolver este problema.

É bastante legal quando você vai a eventos e encontra assinantes da sua lista que você nem conhece falando com você como se te conhecesse a muitos e muitos anos, e isso é bem legal pois o importante é realmente você criar uma conexão com a sua lista.

Tamanho da lista versus taxa de abertura

tamanho-e-documento
Tamanho é Documento?

De nada adianta uma lista grande se a taxa de abertura da mesa é baixa, é muito importante que se crie um relacionamento com seus assinantes. Na Fórmula de Lançamento o Jeff (e o Érico no Brasil) ensinam  como construir esse relacionamento de forma que seus assinantes simplesmente lhe adorem e fiquem esperando seu próximo contato.

Lista de E-mails versus Mídias Sociais

O Jeff traz no livro detalhes de uma regra que é bem difundida no marketing digital. A lista de e-mail tem um engajamento muito maior que sua lista de fãs nas redes sociais.

Além disso não controlamos as redes sociais, as regras do jogo podem mudar a qualquer momento ou a rede social pode “definhar”, veja o caso do Orkut e do My Space. Imagina você gastar milhares de horas criando uma comunidade engajada para depois acabarem com a rede social.

A sua lista é sua lista e ninguém “tasca”, você pode levá-la para outro software de e-mail marketing caso não esteja satisfeito com os resultados. Por isso é o “ativo” mais valioso.

Tipos de Lista

O Jeff explicita os tipos mais comuns de lista, a lista dos prospectos e a lista dos compradores. Estatísticas mostram que uma lista de compradores é de 10 a 15 vezes mais valiosa do que uma lista de prospectos então se você tiver que priorizar algo , o faça para sua lista de compradores.

Faça um “mimo” para sua lista de compradores, tipo um vídeo extra ou um artigo especial o qual eles não estavam esperando, eles não vão esquecer disso e ativará o gatilho da reciprocidade neles.

Como construir sua lista

Realmente o Jeff condensa um pouco o conteúdo nesta parte, afinal dá para escrever outro livro só com o conteúdo. De fato ele criou um “blueprint” com uma mapa mental detalhado que tem informações valiosas para construir sua lista.

blueprint-do-jeff
Olha o temanho do mapa mental!

Defina o seu “avatar”

Se você é uma pessoa com certa experiência em marketing digital já deve ter ouvido falar em “definir seu avatar”, o avatar tem o seguinte perfil.

É (homem/mulher/os dois), Tem entre xx e xx anos, tem (1º Grau/2º grau/nivel superior), trabalha (ou não), tem (ou não) filhos, tem dificuldade para …., quer muito aprender a …, gostaria de conhecer….

Aqui o Jeff fala algo que é realmente importante, você deve realmente se esforçar  a “azeitar” essa primeira parte, é claro que não será perfeito da primeira vez mas o quanto mais corretamente você definir esse avatar e dar conteúdo relevante para ele maiores serão suas chances de fazer um lançamento de sucesso.

Defina a sua “isca” digital

O Jeff cita a necessidade de criar a “isca” digital,  , algo que o seu avatar aceite em troca de deixar o seu e-mail, mas o que pode ser essa “isca”? Vai tudo depender do seu avatar e do que ele está procurando.

Em algumas situações pode ser uma e-book que traz uma lista de “n passos” para resolver um problema, ou um “kit” que pode incluir templates (como o kit aqui do blog), ou uma vídeo aula que ensina a fazer algo específico  tipo um exercício físico. Se o seu avatar está com dificuldade em tomar uma decisão, tipo vestir uma calça branca ou preta em determinado evento, você pode criar uma planilha com perguntas e pontuação para ajudá-lo a tomar essa decisão.

A “squeeze” page

O Jeff fala muito da “Squeeze page” que é uma página onde é essencialmente feita a oferta da isca e só há duas opções, colocar o e-mail ou sair. O Jeff ressalta a importância de ter uma “squeeze” com boa taxa de conversão e estimula o leitor a fazer testes com diferentes layouts, cores,  e títulos (os testes A/B).

Vale ressaltar aqui que as fontes mais populares de tráfego pago (google adwords e facebook) não estão aceitando mais aquelas squeeze “minimalistas”, o que sai um pouca da teoria do livro. As “novas” páginas de “opt in” devem ter mais do que simplesmente o resultado, devem uma descrição do que o avatar vai, de fato receber.

O próprio Jeff, no livro, mostra uns exemplos de squeeze que, de certa forma, explicam o que o avatar vai receber mas durante muito tempo fomos “catequizados” a mudar nossos títulos para mostrar o resultado. Exemplo:

Vídeo mostra como emagrecer 10kg em 2 meses se exercitando 21 minutos por dia

Esse tipo de título já não é mais aceito pelo Facebook. Então garanta na sua página que você explique no o que tem na isca. Este é um exemplo de algo que pode aumentar suas chances de ter um anúncio pago:

<FOTO OU VÍDEO INTRODUTÓRIO>

Neste vídeo você vai aprender:

– Os 3 alimentos que vão te encher de energia

– Os 6 exercícios mais eficientes para ganhar massa muscular nas pernas

– A rotina que me trouxe ao peso de 10 anos atrás

<<<BOTÃO>>>

Trafego

trafego
Tráfego é importante. Invista nele!

Aqui eu acho que o livro não foi muito no detalhe, o Jeff listou as fontes de tráfego orgânico (SEO e redes sociais)  e pago (Facebook) . Citou a dificuldade (é quase impossível) de ranquear no google uma squeeze page e falou do seu método favorito, as parcerias com afiliados. Vou tomar a liberdade de tecer alguns comentários.

  • Há diversas fontes de tráfego pago que nem imaginamos, mas os top afiliados e produtores conhecem bem e, entre outros motivos, estão no topo por conta disso.
  • Se você é uma autoridade (ou celebridade) no nicho é fácil fazer as parcerias, mas se está começando terá um pouco mais de dificuldade, o ideal é participar de um grande programa de treinamento (como o Fórmula de Lançamento) e buscar pessoas do seu nicho lá.
  • Uma ideia é buscar um gerente de afiliados com uma boa rede de contatos. Se ele ver potencial no seu projeto pode firmar uma parceria.
  • Um vídeo no (o segundo maior mecanismo de busca do mundo) é certamente uma solução barata para gerar conteúdo para o seu avatar.

Conclusão e a importância da Fórmula de Lançamento

Jeff termina o capítulo novamente ressaltando a importância de criar uma lista, todas suas ações tem que ter como objetivo principal a construção da lista.

No começo pode ser devagar , você pode ficar dias sem conseguir prospectos mas se manter a perseverança vai conseguir.

Para concluir mais uma frase do Jeff

Não há melhor maneira de construir sua lista do que fazendo um Lançamento

→ Clique aqui para conhecer a Fórmula de Lançamento

E você já construiu sua lista?

Um forte abraço!

Christian

Blogs, Empreendedorismo, lançamento, Promoções, Treinamentos Email Marketing, Formula de Lançamento, Listas

Reader Interactions

Comentários

  1. Eduardo diz

    30 de março de 2017 em 01:00

    Oi Christian!

    Ótimo artigo! Com tanta informação sobre lançamentos disponível, qual é a vantagem de fazer o curso?

    Obrigado!

    Responder
  2. Luis diz

    30 de março de 2017 em 01:36

    Oi Christian!

    Você sabe se tem a versão em português do livro?

    Obrigado!

    Responder
  3. Rubens diz

    1 de abril de 2017 em 06:31

    Oi Christian!

    O Livro Launch está a venda? Aonde posso comprar, procurei na livraria perto de casa mas não encontrei.

    Abraço!

    Responder
  4. Guilherme diz

    3 de abril de 2017 em 02:15

    Oi Christian!

    Você saberia me dizer se haverá nova abertura de turmas para o Fórmula de Lançamento?

    Obrigado!

    Responder
  5. Michaele diz

    5 de abril de 2017 em 23:36

    Oi Christian!
    Sabe onde posso comprar o livro.
    Abraço

    Responder
  6. Matheus diz

    6 de abril de 2017 em 02:34

    Olá Christian!

    Você sabe quando haverá a próxima turma da Fórmula de Lançamento?

    Obrigado!

    Responder
  7. James diz

    8 de abril de 2017 em 10:37

    Oi Christian!
    Gostei do artigo, realmente uma das frases mais importantes é “O Dinheiro está na lista!”
    Abraço!
    James

    Responder
  8. Richard Towly diz

    10 de abril de 2017 em 02:38

    Livro importante para entender a Fórmula de lançamento. Leitura Obrigatória!
    Abraço!
    Richard

    Responder

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