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O Livro “Launch” – A origem da Formula de Lançamento – Parte I

Christian Fernandes · 3 de abril de 2015 · 7 Comentários

Um resumo da Formula de Lançamento – Parte I

Olá pessoal,

Já faz algum tempo, recebi pelo correio o livro Launch do renomado Empreendedor Digital Jeff Walker. Jeff é o idealizador do “Product Launch Formula” ou, em português, “Formula de Lançamento de Produtos”, mas aqui no Brasil se chama Formula de Lançamento.

Jeff criou o que se chama de uma “Formula” para lançar produtos digitais, ainda que não vejo porque a mesma não possa ser aplicada em outros produtos.

A “Formula” nada mais é do que um conjunto de processos passo a passo e ferramentas que, postas em prática, tornam o primeiro e subsequentes lançamentos de qualquer produto um sucesso absoluto.

Se você acha que o Jeff criou a fórmula e saiu vendendo está redondamente enganado, primeiro ele aplicou a mesma em seus negócios, num segundo momento começou a ajudar outros empreendedores digitais a fazerem seus lançamentos e, finalmente, depois de ter visto o sucesso que a aplicação da Fórmula em seus clientes, partiu para a criação do programa de treinamento “online” com o objetivo de atingir o máximo de pessoas.

Hoje em dia os alunos do Jeff já fizeram mais de 500 milhões de dólares em vendas e alguns chegaram a fazer 1 milhão de dólares em vendas na primeira hora da abertura.

Simplesmente impressionante, mas não vá achando que é uma Fórmula mágica. Dedicação, foco, perseverança e a mentalidade empreendedora são alguns dos quesitos necessários para o sucesso nessa empreitada. A “Formula” certamente ajuda, mas somente uma aplicação correta da mesma sem pular etapas irá gerar o resultado almejado pelo empreendedor.

Nesta série de artigos, vamos passar pelo conteúdo do livro e, consequentemente, fazer um resumo da Fórmula de Lançamento.

O Livro e o Curso

O livro “Launch” explica a Fórmula de Lançamento com um pouco mais de detalhe, é claro que não se compara ao seu programa de treinamento que é uma passo a passo que literalmente “pega na mão” do aluno, mas me surpreendi com o conteúdo do livro. Além disso, ele disponibilizou um curso gratuito no site do livro.

Uma pessoa com conhecimento das técnicas e ferramentas do Marketing Digital pode ler este livro (e acessar o material gratuito que ele disponibiliza) e conseguirá organizar um lançamento, obviamente a melhor solução para um iniciante é fazer um treinamento especializada na área.

No primeiros dois capítulos do livro, Jeff conta um pouco sobre sua história e como ele criou a Fórmula de Lançamento. Mostra o primeiro estudo caso de um aluno seu e explica as diferenças de utilizar um processo testado e que gera resultados contra um que chamamos de “Marketing de Esperança”.

O Marketing de Esperança é quando lançamos ou promovemos um produto sem estratégia, tática ou planejamento qualquer. Lançamos e ficamos na “esperança” que os resultados ocorram.

Quem me acompanha sabe que a primeira coisa que fiz quando comecei no empreendedorismo digital foi criar um site com 6 “banners” de anúncio de produtos pensando que iria vender adoidado. Isso é o marketing da esperança.

A Fórmula de Lançamento é algo orquestrado e planejado, seu núcleo (ou alma) é baseada em Sequência, histórias e gatilhos devidamente posicionados afim de construir um relacionamento.

Os quatro principais processos do lançamento

Há muitos processos envolvidos na Fórmula de Lançamento, mas, podemos dizer que a maioria dos lançamentos vai ter a seguinte sequência:

Pré-Pré Lançamento

pre-lancamento
Pré-Lançamento – Colocando os ingredientes juntos

É a fase criação do “buzz” ou antecipação, nesta fase você começa a preparar o mercado para “algo” grande que está por vir.

Geralmente se vê os grandes marqueteiros digitais utilizarem artigos épicos ou entrevistas e depoimentos. Essa é uma boa hora para “testar” a receptividade do mercado para a sua oferta (produto ou potencial produto).

Quando o Conrado Adolpho lançou o Ijumper o “Pré-Pré” foi espetacular com a criação de um grupo no facebook e  o lançamento de um extraordinário e-book de Marketing Digital, o livro por si próprio poderia ser vendido por centenas de reais, mas ele deu o conteúdo todo de graça atraindo milhares e milhares de fãs (ou ijumpers). Ele certamente deu o seu melhor conteúdo no livro.

É no “pré pré” lançamento que é possível também testar receptividade do público a sua oferta. Dura geralmente algo entre 2 semanas e 2 meses.

Pré Lançamento

É neste momento que se dá o melhor conteúdo possível ativando diversos gatilhos mentais e matando as diversas objeções que aparecem no prospecto.

As poderosas ferramentas da fase de pré-lançamento são apresentadas sobre o consagrado formato de “Sideways sales letters”, as famosas sequências de vídeos (o formato mais comum) e tem como objetivo associar o seu produto ou serviço a uma sensação mentalmente positiva para o cliente.

Se o seu cliente associar mentalmente o seu produto ou serviço a uma “boa” sensação já é meio caminho andado para a venda.

Essa fase dura por volta de 2 semanas.

Lançamento

formula-de-lancamento
O lançamento, ápice da fórmula

Chegou o grande dia! O dia de “abrir o carrinho”, a essa hora, se as partes anteriores funcionaram você terá um grupo de pessoas praticamente “implorando” para comprar seu produto ou serviço. A fase dura algo por volta de 1 semana e tem processos e sequências bem definidas envolvendo e-mails persuasivos, webinários e outras iniciativas visando quebrar as últimas objeções. O gatilho da escassez (um dos mais poderosos) é bastante utilizado nesta fase.

Pós Lançamento

Apesar de não ser tão legal quanto as outras é igualmente importante. É a hora de trabalhar a satisfação dos seus novos clientes. Além disso é hora de continuar a entregar valor para os prospectos que, por algum motivo, não se juntaram, mas se mostraram interessados. O principal objetivo desta fase é, sobretudo, construir valor para sua marca.

Histórias e Gatilhos Mentais

biblia
A Bíblia ensina contando histórias

Independente da sua religião não há como negar que a Bíblia é uma das obras mais famosas (senão a mais famosa) de nossa humanidade. Os ensinamentos da Bíblia são passados através de histórias.

Se você analisar o processo desde os primórdios da humanidade você perceberá que praticamente todos os ensinamentos são entregues via uma história contada. Seres humanos se comunicam através de histórias e é por isso que o Jeff Walker enfatiza muito o “Storytelling” na Fórmula de Lançamento.

Resumindo, se você quiser que o seu produto faça história você vai ter que contar uma história que conecte o seu prospecto com você, seus produtos e serviços.

O Jeff no livro enfatiza muito o uso de gatilhos mentais, pois são eles que influenciam decisões e demais ações.

Quando algo é escasso damos valor, quando alguém que tem autoridade fala acreditamos e, finalmente, quando todos numa comunidade fazem algo a tendência é que façamos também.

Conclusão

o-livro-lauch
Destrinchando o livro launch…

Essa foi a primeira parte do livro que leio pela segunda vez. Nos próximos artigos vamos entrar mais a fundo nas ferramentas e componentes chaves da Fórmula de Lançamento.

Eu, pessoalmente, fiquei impressionado com o conteúdo do livro. O Jeff literalmente “abriu o jogo” explicando a Fórmula num ótimo nível de detalhe.

Nada, porém, se compara ao programa de treinamento. Aqui no Brasil somos privilegiados por termos a nossa versão trazida pelo Érico Rocha.

A nossa versão não deixa nada a desejar para a do Jeff, inclusive “sacadas” criadas pela nossa versão já foram levadas lá para fora.

Você sabia que a melhor capacitação do marketing digital no momento tem um módulo exclusivamente dedicado a lançamentos? Clique aqui e confira!

Vídeo Com 12 ótimas sacadas de empreendedorismo do Fórmula de Lançamento

Um forte Abraço!

Christian

Declaração: Os links deste artigo são links de afiliado. Isso significa que, caso você se inscreva em algum desses treinamentos o blog Aprendiz do Marketing Digital poderá ganhar uma comissão. Isso não implica custo adicional algum para você, tampouco o produtor irá lhe oferecer algum desconto se você utilizar outro link.

Copywriting, Empreendedorismo, lançamento, Treinamentos, Vendas Empreendedorismo, Formula de Lançamento

Reader Interactions

Comentários

  1. jessica diz

    14 de janeiro de 2016 em 17:37

    Esse livro teria em português , do Jeff ?

    Responder
    • Christian Fernandes diz

      16 de janeiro de 2016 em 14:07

      Olá Jessica!
      Infelizmente não, quem sabe o Erico Rocha, que tem os direitos do Formula de Lançamento no Brasil, não lança um livro, seria ótimo!
      Um Abraço!
      Christian

      Responder
      • Allan diz

        9 de setembro de 2016 em 15:23

        De qual site vc comprou?

        Responder
        • Christian Fernandes diz

          20 de setembro de 2016 em 12:29

          Olá Allan!

          Você pode adquirir o livro na amazon via este link: http://amzn.to/2cm16oG

          Um Abraço!
          Christian

          Responder
      • Silvio diz

        7 de agosto de 2019 em 00:34

        Ótimo artigo!
        abs,
        Silvio

        Responder
  2. Ronaud diz

    5 de maio de 2019 em 03:31

    Ótima resenha!

    Responder

Trackbacks

  1. 10 artigos de empreendedorismo digital que me inspiraram (O 5º é o meu favorito) - Aprendiz do Marketing Digital disse:
    5 de fevereiro de 2020 às 22:17

    […] a parte, este nem é o artigo que tem mais visualizações aqui no “blog”(quer saber qual, clique aqui), mas certamente é o mais importante na minha […]

    Responder

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